sábado, 16 de abril de 2011

Cão obeso pode dar cadeia para dono por maus-tratos...

Oii galera!
Hoje vou postar algo que vi ontem na internet e achei meio que "estranho,engraçado", porém interessante... Este post serve para quem é dono de cãezinhos, assim em principio os da raça Labrador Retriever.....é sobre obesidade dos cães, a qual essa raça é a que mais é afetada, engorda muito rápido e tem tendência a algumas doenças... Vamos ler um pouquinho e saber mais sobre?..

Lei prevê que alimentação excessiva pode expor animal ao desenvolvimento de doenças. Punição varia de três meses a um ano.


Pouca gente sabe, mas deixar os cão engordar até ficar obeso pode trazer punição aos donos, A lei nº9.605, em vigor desde 1988, garante proteção aos animais e prevê que negligenciar sua alimentação e o expor a doenças passa a ser uma infração. A punição pode ser reclusão de três meses a um ano, além de multa.
Na pratica, a lei não pegou no Brasil porque a cultura latina entende que alimentar muito é alimentar bem. Mas os especialistas alertam para as conseqüências da obesidade canina.
" Cães acima do peso podem ter hipertensão arterial, diabetes, dificuldades respiratórias, problemas de coluna, entre outros problemas. O assunto é tão grave quanto nos humanos"; explicou o veterinário MARCELO QUINZANI, do Hospital Pet Care Centro Veterinário, no Morumbi, Zona Oeste.
Nos ultimos anos, estima-se que 25% a 33% dos cães e gatos que freqüentam clinicas veterinárias estão obesos, e 40% dos cães adultos apresentam sobre peso (excesso de peso em 10% e 20% do ideal).
QUINZANI, acredita que é preciso observar uma serie de fatores antes de acusar alguém:
" o cachorro pode ter uma doença endócrina, ou apenas necessidade de fazer exercícios físicos para queimar a gordura"
A cadela Sara (imagem não disponível) de dois anos, por exemplo, desenvolveu compulsão alimentar após castração, afirma a dona que preferiu não se identificar.
O veterinário PAULO DIAS, orienta que não basta queimar gordura. " Um profissional tem que acompanhar o cão, que vai ter ração especial, exercícios controlados e medicação."


HÁ UMA DIFERENÇA BEM NOTAVÉL ENTRE O LABRADOR OBESO E O LABRADOR NORMAL


É isso a galera, vamos ficar atentos ao "kilinhos" a mais dos nossos filhinhos? Espero que tenham gostado da matéria..
Beijo grande e um ótimo final de semana para todos...

Sem comentários:

Enviar um comentário